quinta-feira, julho 26, 2012

Você sabe quais são as funções de um vereador?

imagem: google
O vereador é uma peça fundamental para a consolidação da democracia e a gestão da cidade. Ele é responsável pela fiscalização e  tem o objetivo de avaliar a administração, apontando e combatendo eventuais irregularidades e o mau uso de verbas, que podem até levar ao afastamento do prefeito e  do vice.

Como legislador, o vereador tem a tarefa de propor e aprovar leis municipais, de acordo com as necessidades da cidade, estabelecendo elos entre as demandas da cidade e o poder público, ouvindo a população e atendendo as suas reivindicações.
Sendo ele a ponte direta entre a população e o executivo, alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha. Primeiro, faça uma avaliação das propostas e das promessas, pois há candidatos que prometem além do que o cargo permite.

Pesquise o histórico do candidato, veja se suas promessas estão de acordo com o seu passado. No histórico, você pode ver também a fidelidade partidária do candidato, se ele mudou várias vezes de partido e quais as razões para isso.

Se o seu candidato está se reelegendo, veja se ele cumpriu com as promessas da campanha anterior, quais as ações desenvolvidas durante os quatro anos em que esteve no cargo, qual foi a sua participação nas votações.

E um dos pontos mais importantes: você já avaliou se o seu candidato é ficha-suja? Este é um assunto um tanto polêmico, porém resta ao eleitor ver quais os motivos que levaram à abertura do processo.

Entre os deveres a cumprir depois de eleito, o vereador deve  ter participação ativa na execução das políticas públicas, criando leis que beneficiarão efetivamente a população. Assim, cabe aos vereadores a elaboração da lei Orgânica do Município (espécie de constituição municipal) na qual há um conjunto de medidas que visam proporcionar melhorias para a população local. Sob a fiscalização dos vereadores, compete ao prefeito cumprir o estabelecido na Lei Orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário